Com o grande número de advogados desempregados ou a espera de um concurso. Ter uma sociedade de advogados tem conquistado muitas pelas vantagens e trabalhar em algo que goste dentro da profissão.
A área do direito é importante fazer bons contratos e ter bons relacionamentos. Assim, uma sociedade de advogados é uma boa forma de ajudar outros advogados e o público.
O diferencial é focar em alguma área ou segmento especifico que seja uma dor não atendida pela sociedade.
Dessa forma, este artigo vai abordar como abrir uma sociedade de advogados.
O que é uma sociedade de advogados?
É uma sociedade que tem fins lucrativos para prestar um serviço a qualquer pessoa. Vale estabelecer aqui que o Código Civil define que a advocacia não pode apresentar caráter empresarial.
Sociedade de advogados x Advocacia Unipessoal
Uma sociedade de advogados é constituída com dois ou mais profissionais e a razão social é em nome de pelo menos um advogado responsável. Tento uma vantagem que você pode crescer profissionalmente.
Já uma advocacia unipessoal é apenas um advogado por conta própria, tem a sua própria razão social e não pode ter sócios.
Como abrir uma sociedade de advogados
Para abertura de qualquer instituição é necessário ter um CNPJ, pois ele precisa ser uma pessoa jurídica. Veja agora outros detalhes para abrir uma sociedade de advogados.
– Nome da Sociedade
A razão social deve ser em nome de uns dos advogados. E o nome fantasia pode ser de escolhas dos proprietários.
– Escolha um Sócio
Na sociedade de advogados é necessário ter um sócio, sendo relevante uma pesquisa rápida sobre a pessoa e também para que não haja problemas futuros.
– Formalização
Para formalizar uma sociedade de advogados deve recorrer com o registro do contato social junto com à OAB do seu Estado.
Como elaborar um contrato social
Uma sociedade de advogados deve ser realizada um contrato social para constituição da sociedade e pagar as taxas devidas.
Veja os documentos para elaboração:
- Estado Civil (dos sócios), se casado – regime;
- Profissão;
- Valor do Capital (quanto maior o capital, maior a contribuição sindical anual da empresa);
- Administração da empresa (isoladamente ou em conjunto pelos sócios)
- Descrição exata da atividade da empresa;
- Participação societária de cada sócio;
- Nome da empresa para busca.
- Nº do recibo das 2 ultimas Declarações de Imposto de Renda P.F. ou Título de Eleitor caso tenha elaborado a declaração de isento.
É importante nesse momento a contratação de uma empresa de contabilidade para poder te dar um maior suporte na criação da sua sociedade.
Caso, os sócios querem ter um espaço físicos, é preciso ter alguns documentos. Veja:
- Alvará de funcionamento
- Alvará de corpo de bombeiros
- Respeitar o Estatuto da OAB
- Registrar o contrato social na Junta Comercial e na OAB.
Tributação para sociedade de advogados
Existem três tipos de tributação para empresas. O que diferencia cada uma delas é o faturamento e como é feito o recolhimento de impostos.
– Simples Nacional
O Simples Nacional é um regime tributário voltado para micro e pequenas empresas. Para optar por este regime, o empreendimento deve ter um faturamento de no máximo R$ 4,8 milhões por ano.
Uma vantagem deste regime é o recolhimento de impostos simplificado através de uma única guia -DAS (Documento de arrecadação do Simples Nacional).
– Lucro Presumido
O Lucro Presumido é um tipo de fórmula de tributação simplificada. O cálculo é feito sobre o imposto de renda (pessoa jurídica) e a CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido).
– Lucro Real
O Lucro real é um regime tributário onde os impostos são calculados sobre o lucro líquido do período de apuração, considerando valores a adicionar ou descontar conforme as compensações permitidas pela lei.
Conclusão
Com isso, concluímos que é para abertura de uma sociedade de advogados é necessário um bom planejamento e ajuda de profissionais capacitados tem relevância nesse processo.
Gostou? Deixe um comentário abaixo! 👇👇
O Grupo Rhodes é uma empresa que acredita na valorização da classe depende da conduta profissional, por isso atua com consciência de seus deveres como cidadãos, concorrendo para que o trabalho seja instrumento de controle e orientação útil e eficaz.