Como calcular sua margem de lucro

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Um bom empresário sabe reconhecer a importância de acompanhar os seus indicadores contábeis e financeiros. Calculados com dados reais da empresa, esses índices são as fontes mais confiáveis para as tomadas de decisões estratégicas.

Dentre esses indicadores, a margem de lucro é um dos mais importantes, sendo a sua mensuração e aplicação essenciais para a manutenção da saúde financeira da empresa. Todavia, muitos empreendedores ainda não sabem em que consiste a margem de lucro e como calculá-la. 

Então, preparamos esse artigo para inteirar os leitores sobre tudo o que você precisa saber sobre a margem de lucro e como calculá-la. 

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O que é margem de lucro

A margem de lucro é um dos indicadores mais conhecidos e importantes dentro do empreendedorismo. Isso por que, ela aponta qual a porcentagem da receita gerada por cada venda individualmente configura lucro para a empresa.

Para tanto, é deduzido da receita gerada pelas vendas o valor referente a alguns gastos, que podem variar conforme o tipo de margem de lucro que está sendo calculada. 

Cada empresa deve estudar o próprio nicho e entender o valor agregado da marca para estipular uma margem de lucro precisa e justa. Sendo assim o seu cálculo é ideal para de empresas de determinado setor e/ou que possuem visibilidade no mercado não serão iguais a da sua empresa, trata-se de um indicador particular.

Portanto, cada empresa deve realizar o seu próprio estudo e cálculo de margem de lucro, principalmente porque o conhecimento sobre esse indicador pode ter forte impacto no negócio.

Para entender porque, continue a leitura!

Porque calcular sua margem de lucro

De modo geral, o acompanhamento dos indicadores da empresa é essencial para a manutenção da saúde financeira da empresa e permite que a gestão tome decisões estratégicas e assertivas, uma vez que essas serão embasadas nos números reais do negócio.

Tratando-se da margem de lucro, esse acompanhamento é especialmente importante, visto que esse indicador deve ser considerado no momento da precificação e pode impactar a lucratividade e a competitividade da empresa.

Sem saber a sua margem de lucro, você arrisca disponibilizar um produto ao público com um preço que o torna insustentável para o negócio, apresentando baixa lucratividade ou mesmo não cobrindo os seus custos de produção. 

Sendo assim, calcular e aplicar esse indicador às suas operações é essencial para que a empresa consiga continuar exercendo suas atividades de forma sustentável, oferecendo preços justos, mas sem abdicar do próprio lucro, indispensável para qualquer negócio.

Como calcular sua margem de lucro

Como vimos, o cálculo da margem de lucro é feito dedução de alguns valores da receita gerada por cada venda. Todavia, existem diferentes tipos de margens de lucro, que consideram diferentes deduções. 

São elas:

Margem de lucro bruto

A margem de lucro bruto mostra, como o nome indica, o lucro bruto obtido através de cada venda. Isso significa que, nesse cálculo, as deduções aplicadas são referentes exclusivamente à soma dos custos diretamente atrelados à produção dos produtos ou serviços oferecidos. 

Alguns exemplos de custos são matéria-prima, mão de obra e embalagens.

A fórmula para calcular a margem de lucro bruto é:

MLB (%) = [(receita – custos) / receita] x 100

Margem de lucro líquido

A margem de lucro líquido, além de considerar os custos, deduz da receita também as despesas para o seu cálculo. 

Por despesas, entende-se todos os gastos relacionados à manutenção da empresa de forma geral, mas que não dizem respeito exclusivamente à produção dos produtos ou serviços. 

Alguns exemplos de despesas são os gastos com aluguel, contas de luz e folha de pagamento. Esses gastos são necessários para que a empresa na totalidade funcione, como o financeiro, o marketing e os recursos humanos, não apenas a parte voltada à produção dos produtos e serviços.

Seu cálculo é feito por meio da fórmula: 

MLL (%) = {[receita – (custos + despesas)] / receita} x 100

Margem de lucro operacional

A margem de lucro operacional, ou simplesmente margem operacional, é um pouco diferente das demais, mas continua sendo uma margem de lucro, considerando que o resultado do seu cálculo aponta a parcela dos lucros da empresa que correspondem ao lucro gerado pelas atividades operacionais. 

Isso significa que esse indicador desconsidera os lucros advindos de outras fontes que não a atividade principal da empresa, como o retorno de algum investimento. É muito útil para medir o desempenho e a qualidade dos processos operacionais da empresa.

A fórmula para calculá-la é:

MO (%) = (lucro operacional / receita líquida) x 100

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A margem de lucro é um dos muitos indicadores financeiros que uma empresa possui, e realizar a mensuração assídua desses indicadores e analisá-los, de modo a extrair deles informações importantes para as tomadas de decisões, pode transformar o seu negócio. Mas, para isso, é preciso contar com o suporte de profissionais qualificados. 

A boa notícia é que o Grupo Rhodes pode ajudar a sua empresa com isso! Somos uma contabilidade de Brasília que oferece serviços contábeis há mais de 30 anos, sempre prezando pela ética e pela excelência. Oferecemos serviços que vão de consultorias à terceirização do setor financeiro.

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