Para que uma empresa possa crescer com saúde financeira, é imprescindível que o gestor tenha uma percepção clara se o faturamento que obtém é suficiente para quitar as despesas.
Essa informação é a base para tomadas de decisões importantes, como investimentos, desenvolvimento de novos produtos ou serviços ou mesmo realizar contenções na produção.
Sem planejamento e estratégia, é comum ter uma uma percepção distorcida de lucratividade quando as vendas vão bem. Por isso, gestores de sucesso trabalham com KPIs financeiros, ou indicadores-chave de desempenho.
Dentre estes, se destaca a margem de contribuição. Trata-se de uma métrica que demonstra de modo efetivo os índices de liquidez do negócio e qual o lucro resultante.
Interessado em saber como calcular a margem de contribuição da sua empresa?
Continue a leitura!
O que é margem de contribuição?
De modo objetivo, o cálculo de margem de contribuição da sua empresa indica qual a diferença entre o capital gerado pelas suas vendas e o custo total das despesas fixas e variáveis pertinentes às práticas comerciais da empresa.
Ao fazer uma apuração precisa destas informações, tem-se, como resultado, o valor em dinheiro restante nos caixas depois de consideradas todas as obrigações financeiras do negócio.
Neste sentido, o conceito de contribuição surge como uma consideração sobre quanto as suas vendas contribuem para cobrir os gastos da empresa.
Tipos de margem de contribuição a ser consideradas
Para se ter mais assertividade na hora de avaliar a margem de contribuição da sua empresa, é interessante compreender que o indicador unitário pode ser avaliado por duas maneiras distintas:
- Margem de contribuição unitária: nesta modalidade,verifica-se a venda de produtos e serviços de modo individual, indicando o retorno que cada uma das soluções de mercado tem apresentado.
- Margem de contribuição total: por este métodos, faz-se a somatória dos lucros obtidos por todas as categorias de transações comerciais da empresa, calculando-se o desempenho geral de faturamento.
Ter uma compreensão clara desses fatores pode auxiliar o empreendedor no entendimento sobre onde podem estar concentradas as operações de maior e menor lucro para a empresa.
Agora você que você já compreende os fundamentos do cálculo de margem de contribuição, pode estar se perguntando como isso é feito, correto? Continue a leitura para compreender.
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Como calcular a margem de contribuição de sua empresa?
O cálculo da margem de contribuição de sua empresa é realizado por meio de uma fórmula simples, que utiliza o valor das vendas como um referencial para o cálculo:
Deste modo, é feita a seguinte equação:
Margem de contribuição = valor das vendas – (custos variáveis + despesas variáveis)
Deste modo, valor das vendas deve ser constituído pelo pelo qual suas soluções de mercado serão adquiridas pelo consumidor final.
Para um compreensão mais técnica do que está sendo avaliado, vamos categorizar os gastos a ser contabilizados:
- Custos fixos: gastos que correspondem à sustentação do empreendimento, geralmente recorrente e que não tem relação com o desempenho da produção. São exemplos aluguéis e salários de colaboradores.
- Custos variáveis: são influenciados pelo volume de vendas ou variações no ciclo de produção, tais como compra de insumos, impostos de comercialização ou mão de obra adicional.
- Despesas fixas: gastos de natureza administrativa sem relação com a dinâmica de produção. Serviços de manutenção, IPTU da sede, serviços de conservação, etc.
- Despesas variáveis: de compromissos administrativos diretamente relacionados à proporção das vendas, como horas extras ou comissões por vendas.
Qual a importância de ter clareza da margem de distribuição de sua empresa?
Depois de compreender eu que forma cálculo de margem de contribuição da sua empresa e feito e quais seus objetivos, você já deve ter compreendido que esta métrica é de extrema importância.
Ela tanto demonstra o potencial de vendas do negócio em geral quanto de soluções particularizadas.
Ainda, é possível, a partir deste cálculo, se ter uma noção clara da média de vendas e do porto de equilíbrio do negócio, outro KPI que demonstra mínimo que se precisa produzir para manter a empresa funcionando. Dentre os principais benefícios, pode-se destacar:
- Apurar informações das demonstrações financeiras que balizem processos decisórios para o momento dos negócios;
- Gerar uma precificação mais assertiva;
- Realizar um levantamento preciso do desempenho e projeções estatísticas da empresa, para elaborar projetos para os próximos ciclos operacionais.
Com estes dados, é possível se ter mais transparência sobre onde, quando e de que forma utilizar o capital da empresa .
Agora que você já conhece as vantagens de fazer o cálculo de margem de contribuição da sua empresa, que tal contar com especialistas para realizar o procedimento com a máxima assertividade?
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