Empresas que atuam no terceiro setor desempenham um papel fundamental para a sociedade. Impactam a vida de inúmeras pessoas, como também geram renda e postos de trabalho.
Assim como qualquer atividade econômica, estas empresas possuem responsabilidades fiscais, contábeis e tributárias junto aos órgãos de recolhimento e fiscalização do poder público.
Na capital do Brasil este cenário não é diferente e contar com o auxílio dos serviços de contabilidade para empresas do terceiro setor em Brasília pode representar o potencial de multiplicação dos impactos positivos destas empresas.
Pensando neste aspecto, nosso time de especialistas desenvolveu este artigo refletindo o terceiro setor no Brasil e em Brasília, assim como a importância do auxílio da contabilidade na longevidade de empresas do terceiro setor.
Tenha uma boa leitura!
Aproveite para saber: Consultoria Empresarial em Brasília: você conhece as soluções da Rhodes Contadores?
Como funciona o terceiro setor em Brasília?
Participar economicamente como empresa, cujas atividades sejam qualificadas como próprias ao terceiro setor, implica no desempenho e objetivo de ações de cunho social e que não visam o lucro.
Apesar destas premissas, estas empresas (qualificadas como institutos, associações, igrejas e demais organizações) realizam cotidianamente operações de natureza contábil, fiscal e tributária.
Além de integrarem cadeias produtivas e serem passíveis de recolhimento e fiscalização pelos órgãos públicos, essas entidades geram renda, movimentam e criam postos de trabalho e ocupação no Brasil.
Em estudo recente publicado pelo IPEA, foram levantados e analisados os processos de abertura e fechamento de CNPJ de organizações vinculadas ao terceiro setor.
De acordo com os dados coletados, com recorte temporal abarcando desde 1901 a 2020, o pico de abertura dessas entidades se deu no início do século XXI.
O ápice no início dos anos 2000, no entanto, representa um desdobramento de uma crescente na formalização deste modelo de empresa no Brasil desde a década de 1960.
A concentração dos registros de atividade das empresas do terceiro setor no Brasil apresenta uma preponderância de inscrição na área de Desenvolvimento e defesa de direitos e interesses e de Religião.
O perfil geral e majoritário destas organizações pode ser definido como o de entidades privadas (sem fins lucrativos), sediadas na região sudeste e com tempo médio de atividade de 17,6 anos.
No caso do distrito federal, atualmente estão registradas 69 empresas atuantes no terceiro setor, entre associações, fundações, institutos e demais entidades.
Estas empresas, assim como quaisquer outras operantes no cenário brasileiro, necessitam do acompanhamento de contadores especializados e competentes.
Para aquelas presentes na capital brasileira, contar com uma contabilidade para empresas do terceiro setor em Brasília é fundamental.
Mas, qual a importância de uma contabilidade para empresas do terceiro setor em Brasília?
Saiba também sobre: Gestão de pessoas: Entenda a importância para o crescimento da empresa.
Qual a importância da contabilidade para o terceiro setor?
A contabilidade vale-se de procedimentos e métodos consolidados que tem por objetivo a prosperidade, sustentabilidade, rentabilidade e longevidade das empresas.
Participar do terceiro setor não exime os gestores da participação próxima de contadores e equipes especializadas. Isto devido a suas atividades recorrentes: contratuais, trabalhistas, fiscais, tributárias, contábeis, dentre outras.
Soma-se a isso a determinação NBC T 10.191.3, por meio de resolução do Conselho Federal de Contabilidade que sublinha a necessidade de acompanhamento contábil em empresas atuantes no terceiro setor.
Ou seja, mesmo que não tenham o lucro como fator determinante à atuação da empresa, fundações, associações e demais entidades necessitam dos serviços de contadores.
De modo que tanto a saúde financeira seja preservada, assim como a situação regular junto aos órgãos públicos. Por exemplo, para se estabelecerem parcerias em projetos de fomento setorial ou de chamamento público.
Para as entidades sediadas no Distrito Federal e, mais especificamente, na capital brasileira, tais obrigações normativas e de prudência gerencial demonstram a pertinência da contabilidade para empresas do terceiro setor em Brasília.
Mas, quais aspectos integram a importância da contabilidade para empresas do terceiro setor?
Auditoria e regularidade fiscal
Uma das fontes de renda recorrente de algumas empresas do terceiro setor advém de parcerias com o poder público. Seja por meio de chamamentos em editais específicos ou por ações colaborativas envolvendo primeiro e terceiro setor.
Um dos princípios básicos que regem estas vinculações é a idoneidade das entidades e sua situação regular junto aos órgãos de recolhimento e fiscalização.
Para tanto, contar com o apoio de uma contabilidade para empresas do terceiro setor em Brasília implica numa maior segurança operacional e regularidade fiscal. Sobretudo, a partir de processos de auditoria interna e análise retrospectiva das ações realizadas.
Assessoria trabalhista
As atividades desempenhadas por empresas do terceiro setor também implicam em processos contratuais e de composição de quadros de funcionários e colaboradores. Estas relações podem se dar de maneiras contratuais variadas.
Avaliar qual o modelo contratual mais vantajoso, tanto sob o aspecto fiscal quanto financeiro, pode ser desempenhado em parceria com uma contabilidade para empresas do terceiro setor em Brasília.
Desde a regularização de vínculos empregatício vigentes até aqueles que, porventura, podem ser estabelecidos entre empresa e colaboradores potenciais.
Acompanhamento fiscal e tributário
Como qualquer outra empresa ativa e em funcionamento no território nacional um conjunto de impostos, taxas e tributos são passíveis de recolhimento. As organizações do terceiro setor devem prestar atenção ao mesmo cenário.
Contar com o apoio de um contabilidade para empresas do terceiro setor em Brasília denota a observância adequada aos processos de recolhimento e obrigações fiscais e tributárias vigentes.
Leia também sobre: Por que ter um contador para a minha Associação? Conheça a importância.
Conte com o Grupo Rhodes no acompanhamento contábil especializado em atividades do terceiro setor!
Tendo por objetivo final impactar positivamente a sociedade com ações que não visam o lucro, mas sim os desdobramentos das atividades na vida das pessoas, as empresas do terceiro setor também podem contar com parceiros.
Saber o momento de contratar ou até mesmo no momento de avaliação da situação financeira não precisa ser um desafio sem a devida ajuda e auxílio.
Nestes momentos, conte com o Grupo Rhodes e seus serviços em contabilidade para empresas do terceiro setor em Brasília.
De modo que o objetivo de impactar a vida das pessoas, propiciando múltiplos tipos de desenvolvimento, possam verdadeiramente ser alcançado.
Entre em contato conosco e acesse o nosso blog para mais informações.