Os profissionais liberais compõem uma categoria profissional que pode atuar de múltiplas formas, abrindo um leque de possibilidades, mas também pode impor uma agenda jurídica complexa, visto que cada forma de atuação apresenta seus próprios pormenores judiciais e tributários.
A contabilidade, nessa conjuntura, surge como uma ferramenta que visa garantir o exercício saudável e legal dessas funções, auxiliando esses profissionais a se manterem em dia com suas demandas contábeis, que exigem competência em sua organização.
Por isso, criamos esse material com tudo que você precisa saber sobre consultoria contábil para profissionais liberais!
Boa leitura!
Você também pode gostar de: Por que ter um contador para a minha Associação? Conheça a importância.
O que é um profissional liberal?
O profissional liberal, por definição, é aquele que tem formação técnica para atuar em uma área específica, obtida por curso técnico ou graduação, tendo sua atuação regulamentada por órgão competente.
Bons exemplos de profissionais liberais são os médicos e os advogados, que, através de suas formações, são licenciados a exercerem suas funções. Essas, no que lhe concerne, são regulamentadas pelo Conselho Federal de Medicina – CFM e pela Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, respectivamente.
Esses profissionais pagam tributos à instituição responsável pela fiscalização das práticas exercidas pela classe, com liberdade para atuar de diferentes maneiras. Podem atuar como empregados, atuando como pessoa física, ou como pessoa jurídica (PJ), podendo aderir a um dos regimes previstos para empreendedores individuais ou criar uma sociedade. Cada uma dessas modalidades apresenta implicações jurídicas e tributárias particulares.
Profissional liberal ou autônomo?
Uma dúvida muito frequente quando se fala em “profissional liberal” é se o termo é sinônimo de “autônomo”.
A resposta é negativa, o autônomo não precisa de formação técnica ou estar vinculado a um conselho de classes, como a OAB ou o CFM, para exercer sua função. Além disso, autônomos não trabalham sob regime CLT, o que é uma possibilidade para profissionais liberais.
Exemplos de profissionais que podem ser autônomos, mas não são profissionais liberais são os professores particulares, os fotógrafos e as costureiras.
A importância da consultoria contábil para profissionais liberais
O serviço de consultoria contábil pode trazer muitas vantagens para os profissionais liberais. Como esses profissionais podem trabalhar em muitos regimes, e cada classe tem sua própria folha de gastos, faz-se necessário uma contabilidade especializada e personalizada para se manter conforme as obrigações tributárias, economizando o máximo possível dentro do permitido pela legislação.
O profissional que trabalha em regime CLT tem seus impostos recolhidos pelo empregador. Nesse caso, a contabilidade responsável por organizar as questões jurídicas e tributárias é de responsabilidade do CNPJ do empregador.
Os profissionais que optam por empreender e abrir seu próprio CNPJ, porém, são muito beneficiados pela terceirização dos serviços contábeis. Dentre esses benefícios, destacam-se:
Planejamento tributário
O planejamento tributário é uma ferramenta usada para assegurar que a empresa irá adotar as práticas mais benéficas a ela na hora de arcar com seus tributos, reduzindo os custos.
Um bom planejamento tributário envolve a escolha do melhor regime tributário e da melhor natureza jurídica para o seu empreendimento, bem como pelo estabelecimento de um calendário tributário para maior organização fiscal.
Alívio tributário
Atrelado ao item anterior, um bom planejamento tributário pode trazer uma grande economia à empresa. A técnica conhecida como elisão fiscal faz parte do planejamento tributário e consiste em achar brechas legislativas que possibilitem uma economia em tributos.
Essa técnica é, claro, prevista por lei, diferente da evasão fiscal, também conhecida como sonegação de impostos.
Otimização do tempo
Se contabilidade não é a sua área de atuação, não terceirizar essas obrigações pode consumir tempo que poderia estar sendo investido no core business, ou seja, na atividade principal do seu CNPJ.
Lidar com questões jurídicas é um trabalho moroso e complexo, que requer expertise por parte do responsável. Com o auxílio de uma contabilidade, você poderá dedicar sua atenção puramente ao seu negócio.
Organização financeira
Além das questões tributárias, a organização financeira também pode trazer outros benefícios à empresa. Através dela, é possível ter uma visão realista da saúde financeira do empreendimento.
Ter os números da sua empresa organizados e atualizados é fundamental na hora de tomar decisões, pois possibilita prever os possíveis cenários e, assim, fazer as melhores escolhas.
Explore as soluções do Grupo Rhodes!
Consultoria contábil para profissionais liberais é um assunto sério, assim como o Grupo Rhodes! Com mais de 30 anos de experiência, construímos um legado de sucesso e credibilidade dentro da área de gestão empresarial.
Entre em contato com a nossa equipe e explore as melhores opções para o seu empreendimento!
Para mais conteúdos sobre gestão empresarial e contabilidade, não deixe de conferir o nosso blog e nos seguir em nossas redes sociais!
Continue lendo: Por que ter um contador para a minha Associação? Conheça a importância.