A natureza excessivamente burocrática dos processos legislativos brasileiros podem assustar aqueles que pensam em empreender.
Mas abrir uma empresa de arquitetura não precisa ser um bicho de sete cabeças, desde que você seja bem orientado e se atente a alguns detalhes.
Hoje, o processo pode ser bem mais rápido, com boa parte acontecendo pela internet, só é preciso tomar cuidado para garantir que você está tomando as melhores decisões para a prosperidade do seu empreendimento.
Pensando nisso, preparamos um material com algumas informações essenciais para que você consiga abrir uma empresa de arquitetura em Brasília sem dores de cabeça!
Boa leitura!
Por que abrir uma empresa de arquitetura?
Alguns profissionais podem se questionar sobre qual é a vantagem de abrir uma empresa de arquitetura, considerando que os profissionais formados em arquitetura conseguem exercer a profissão tanto como pessoa física, como também na forma de Pessoa Jurídica (PJ).
Esse é um dos pontos que evidencia a importância de ter uma boa contabilidade auxiliando na tomada de decisões. Uma vez que, possuir um CNPJ pode ser uma ótima forma de reduzir os gastos fiscais. Isso porque o arquiteto que abre uma empresa de arquitetura, com um bom planejamento tributário, pode economizar muito com impostos.
Além disso, é uma opção para quem não quer trabalhar sozinho e deseja unir forças a outros profissionais para oferecer um serviço mais completo. Assim, um escritório de arquitetura é a saída para quem deseja trabalhar em sociedade com outros profissionais.
Aprenda mais lendo: Estruturação de Negócios: saiba como escolher o tipo de empresa que vai abrir.
O que devo saber antes de abrir uma empresa de arquitetura?
Empreender é o sonho de muitas pessoas, então é comum que o processo de abrir uma empresa seja acompanhado de muita ansiedade e animação.
Entretanto, é necessário ser cauteloso e estratégico nesse momento, porque algumas decisões tomadas no processo de abrir um CNPJ podem impactar de forma considerável os seus números finais positiva ou negativamente.
Para se manter em dia com as responsabilidades envolvidas em abrir uma empresa, é necessário se atentar a algumas escolhas e questões burocráticas. São elas:
Serviços ofertados e CNAE
O funcionamento de empresas é regulamentado pelo Estado. As empresas devem prestar contas a órgãos federais relativas a muitas coisas, uma delas são os serviços prestados pelas.
A Classificação Nacional de Atividades Econômicas, ou CNAE, é uma lista de atividades econômicas que serve para identificar os serviços que uma corporação presta, o que será usado para fiscalização dos deveres tributários da empresa.
As CNAEs são codificadas em números de 7 dígitos que agrupam as algumas atividades correlacionadas que descrevem os serviços prestados pela empresa. É possível ter mais de um CNAE, mas apenas um deles será o principal, os demais serão secundários.
O CNAE principal para arquitetos é o 7111-1/00 – Serviços de arquitetura.
Escolha da natureza jurídica
A escolha da natureza jurídica também é muito relevante para a saúde econômica de uma empresa, visto que, através dela, é possível conseguir uma redução da carga tributária.
A natureza jurídica diz respeito ao tipo de empresa que você irá abrir e algumas características dela, como se é individual ou uma sociedade, número de funcionário e contribuição fiscal.
Importante frisar que arquitetos não podem ser MEI, visto que essa natureza jurídica apresenta algumas limitações, e os serviços de arquitetura não estão enquadrados nos serviços que os microempreendedores podem ofertar.
Definição do regime tributário
Mais uma escolha com implicações tributárias. O regime tributário diz respeito à forma como a sua empresa será tributada, quais tributos serão arrecadados.
Existem atualmente três regimes tributários:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real;
Cada um deles possui suas especificidades e critérios de enquadramento. Enquadrar sua empresa no regime mais vantajoso para ela poderá te poupar uma quantia significativa.
Documentos necessários
Atualmente, o processo de abertura de empresa é bem simples e pode ser realizado pela internet.
A relação de documentos necessários também não é muito complexa, sendo que será necessário os documentos pessoais dos sócios ou do proprietário individual e os documentos da empresa.
Os documentos pessoais solicitados são:
- Cópia autenticada do RG;
- Cópia simples do CPF;
- Certidão de casamento (caso se aplique);
- Carteira do órgão regulamentador (registro profissional);
- Cópia simples do comprovante de endereço residencial;
- Última declaração do Imposto de Renda.
Já para a empresa, os documentos necessários são:
- Cópia simples do comprovante de endereço comercial;
- Cópia do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano);
- Razão social e nome fantasia;
- Atividades empresariais (Atenção para a seção de CNAEs!).
Conte com o apoio do Grupo Rhodes para abrir uma empresa de arquitetura em Brasília!
Agora que você já sabe o essencial para abrir a sua empresa de arquitetura, já pode iniciar o processo! Mas ainda temos mais a te oferecer nesse artigo!
Tendo em vista todas as questões burocráticas e financeiras envolvidas na abertura de uma empresa, é aconselhado que você tenha um serviço de contabilidade te acompanhando e orientando, e nós nos colocamos à disposição!
Com mais de 30 anos de experiência na área contábil, a Rhodes inspira confiança por sua responsabilidade e ética profissional. Referência em gestão empresarial, queremos ajudar você, que deseja abrir uma empresa de arquitetura em Brasília, a alcançar os seus objetivos!
Entre em contato com um dos nossos profissionais, encontraremos as soluções ideias para você! Para mais conteúdos sobre contabilidade e gestão empresarial, acesse o nosso blog. Aproveite para acompanhar nossas dicas em nosso perfil das redes sociais.
Continue lendo: Entenda como o planejamento tributário ajuda a enxugar os custos em sua empresa