Abrir CNPJ para jornalistas: como fazer online com a Rhodes

abrir-cnpj-jornalistas

A atuação como Pessoa Jurídica (PJ)  tem ganhado cada vez mais espaço entre os profissionais liberais, e com os jornalistas isso não tem sido diferente. 

No cenário atual do país, os profissionais estão tendo, cada vez mais, que explorar as possibilidades, e, para aqueles que dispõem dessa possibilidade, empreender e ser dono do próprio negócio vem se tornando uma opção cada vez mais interessante. 

A abertura de CNPJ para jornalistas é uma opção muito vantajosa para esses profissionais, e, nesse material, iremos te falar tudo o que você precisa saber sobre isso e apresentar uma maneira fácil de como fazê-lo.

Desejamos uma boa leitura!

Leia também: Como calcular a margem de contribuição da sua empresa?

Por que abrir CNPJ para jornalistas?

O jornalista, como um profissional liberal, pode atuar de diferentes formas. Apesar de ser possível, para esses profissionais, trabalhar em regime CLT e como pessoa física, a atuação como Pessoa Jurídica vem atraído mais os olhares dessa classe. 

Os trabalhos sob regime CLT para jornalistas, infelizmente, têm se tornado cada vez mais escassos, além de, muitas vezes, mal remunerados. Por outro lado, as oportunidades como PJ têm se mostrado promissoras, o que faz com que muitos profissionais dessa área optem por abrir CNPJ para jornalistas.  

Isso se deve ao fato de que, como PJ, o jornalista tem mais liberdade e flexibilidade em relação aos trabalhos que realiza, além de várias vantagens reservadas aos CNPJs.

Vantagens de abrir CNPJ para jornalistas

São muitas as vantagens e possibilidades que o jornalista tem ao abrir um CNPJ e formalizar o seu negócio. 

Dentre elas, destacamos:

Melhores oportunidades

Ao formalizar o seu negócio, o empreendedor também tem acesso a mais oportunidades de negócio. 

Com um CNPJ, é possível conseguir melhores condições com os fornecedores, estabelecer parcerias com outras empresas e, até mesmo, participar de licitações públicas para prestar serviços para órgãos públicos.

Profissionalização 

Ao abrir um CNPJ, o empreendedor tem a oportunidade de tornar os seus serviços mais profissionais. 

Como PJ, o jornalista pode emitir nota fiscal dos serviços prestados, trazendo muita mais credibilidade, além de poder de fato construir uma empresa, contratando funcionário e expandindo seu empreendimento. 

Obtenção de créditos e financiamentos

Os CNPJs também possuem mais facilidade para conseguir créditos e financiamentos para investir em seus empreendimentos. 

Além disso, as condições para a obtenção desses créditos costumam ser bem vantajosas, apresentando juros menores. Esse estímulo pode ser exatamente o que você precisa para realizar investimentos estratégicos e elevar ainda mais o nível dos seus serviços.

Jornalistas podem ser MEI?

Não, em tese, jornalistas não estão enquadrados dentro das profissões que podem adotar a natureza jurídica de Microempreendedor Individual (MEI).

A Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) primária da atividade jornalística é a 9002-7/01 – Atividades de artistas plásticos, jornalistas independentes e escritores, que não está incluída entre as CNAEs liberadas para o MEI. 

Alguns jornalistas abrem um CNPJ MEI para prestar alguns outros serviços permitidos pela modalidade, mas elas não são exclusivas do jornalismo, não necessitam de registro de jornalista e não incluem todas as atividades jornalísticas. 

Exemplos dessas atividades são a de fotógrafo e a de editor de jornais diários e não diários. 

Para o exercício pleno de todas as atividades jornalísticas, entretanto, o mais recomendado é a abertura de uma Microempresa (ME) ou de uma Empresa de Pequeno Porte (EPP).

Como abrir CNPJ para jornalistas online com a Rhodes

Abrir CNPJ para jornalistas é um processo burocrático e que, para garantir que as melhores escolhas possíveis sejam tomadas, deve ser feita com o apoio de uma contabilidade. 

Isso porque existem muitos conhecimentos técnicos e específicos que podem ser empregados para potencializar os lucros da empresa, como a escolha de natureza jurídica e o enquadramento no regime tributário mais adequado, bem como outras questões burocráticas, como os documentos que devem ser emitidos e registrados e os alvarás que devem ser solicitados. 

O Grupo Rhodes tem as melhores soluções para você que deseja abrir CNPJ para jornalistas. Além de profissionais experientes e especializados, também temos atendimento online. Abrir uma empresa nunca foi tão fácil!

São mais de 30 anos de experiência e excelência. Com o Grupo Rhodes, o empreendedor recebe todas as soluções que precisa de forma ágil e personalizada. Basta entrar em contato conosco e dar início a esse novo capítulo da sua jornada. 

https://www.gruporhodes.com.br/contato/

Explore mais soluções da Rhodes para o seu empreendimento!

O Grupo Rhodes é uma empresa de contabilidade que já acumula mais de 3 décadas de experiência, sempre prezando a ética e a excelência. “Transformando números em realizações”!

Além de abrir CNPJ para jornalistas, a Rhodes também oferece soluções contábeis para os mais diversos segmentos. 

Entre em contato conosco e explore as suas possibilidades!

Para mais conteúdos sobre empreendimento e contabilidade, acompanhe-nos em nosso blog e em nossas redes sociais!

Continue lendo: Consultoria contábil para profissionais liberais: entenda a importância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *